sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cronograma Capilar



Você já deve ter ouvido falar sobre o "Cronograma Capilar", em algum site, revista ou facebook, bem , é um cronograma, calendário, para tratar e recuperar fios danificados. Geralmente, quem mais apela pro tratamento são as meninas que "acabaram" totalmente ou parcialmente com o cabelo, usando química, a exemplo: descolorante ( luzes ou totalmente ) , tintura, e até escovas inteligentes, progressivas, etc, que deram super errado. Há pessoas que entram no cronograma pra tentar recuperar as pontas danificadas por chapinha/secador/modelador ( na minha opnião pra pontas , só tesoura! Tem produtos que afirmam que fazem milagres e recuperam as pontas, mas não confio, acho que é dinheiro jogado fora, claro que dão uma melhorada, afinal de contas, é óbvio que aquele produto possui nutrientes, vitaminas, que ajudam a dar uma melhorada, mas recuperar todo o dano, realmente, muito difícil! O melhor a se fazer é cortar, e tratar o que está crescendo para não ficar tão danificado quanto as pontas que foram cortadas). 
 Bem, praticamente, você vê o estado do seu cabelo, e o que ele mais precisa, se é de hidratação, nutrição ou reparação. E então foca mais na parte mais necessitada. Os produtos utilizados, não têm marca, do tipo que "só aquele resolve", mas sim, são nutrientes e ingredientes que devem estar nos produtos para você usar. O bom disso? É que você pode ir até a farmácia mais próxima, e comprar seu próprio kit pro seu cronograma. Eu estou fazendo o meu, e por enquanto está "carregando" o processo do meu cabelo, pra confessar dá uma preguicinha, mas vou ver se consigo.
 A respeito das máscaras: 

 Máscaras de hidratação: são feitas à base de vitaminas, glicerina ou aloe vera e têm a função de repor a água que o cabelo perde no dia a dia. Com a hidratação capilar, os fios ficam mais maleáveis e sedosos.

Máscaras de nutrição: à base de óleo, como argan e oliva, ou manteiga, como murumuru e karité. A nutrição repõe ativos que são perdidos por processos químicos (alisamentos) ou físicos, como a ação do sol.
Máscaras de reconstrução: identificadas como reparadoras, elas podem ser feitas à base de queratina, colágeno, arginina ou proteínas da seda e da soja. A reconstrução repõe a massa dos fios e sela as cutículas, evitando que o fio fique fino, fraco e poroso. 
O calendário fica mais ou menos assim: 
1ª semana:
Hidratação
Hidratação
Nutrição


2ª semana:
Hidratação
Nutrição
Reconstrução 


3ª semana:
Hidratação
Hidratação
Nutrição


4ª semana:
Hidratação
Nutrição
Reconstrução


 Dá pra fazer com intervalo de dois dias pra cada um. Se seu cabelo não estiver muito destruído ( emborrachado , por exemplo) pode cortar a etapa de reconstrução e por mais hidratação.
 P.S: Se seu cabelo estiver sedoso, bom, normal, cronograma capilar não é pra você, você NÃO precisa disso, caso contrário, só vai jogar dinheiro fora, pra quê repor nutrientes que já estão em sobra? Além do cabelo poder ficar oleoso. 
 Para dúvidas existe um grupo no facebook onde as meninas postam foto do cabelo, e outras meninas mais experientes dão dicas de quais produtos utilizar. Link. 
 Entre os produtos mais amados estão Glicopan Pet (sim , de cachorro), bepantol derma, produtos com vitamina Aóleo de Argan.
 Tirei algumas dúvidas no site Mdemulher.


4 comentários:

Lari disse...

oi Rafa, achei seu blog por acaso w estava procurando sobre o cronograma, então perfeito *-* parabéns, ta tudo mt bom (e fofo) aqui :3

Rafaela Gracelli disse...

Oi Lari ! Ganhei meu dia com seu comentário kkk , muito obrigada ! Tava até meio em dúvida se fazia ou não esse post, porque não sou uma expert, mas é bom ajudar e repassar o que a gente já sabe né?! Esteja a vontade para comentar sempre viu. Um beijo !

meninafacanabota disse...

Acabei de conhecer seu blog e já me identifiquei, inclusive com esse post! Estou fazendo meu 2º cronograma capilar desde o ano passado e melhorou MUITO meu cabelo! Vou fazer um post em breve no eu blog com resultados, dicas, antes/depois...
Já favoritei seu blog aqui,
Beijão!
Lari Pereira - http://meninafacanabota.wordpress.com/

Rafaela Gracelli disse...

Oie, ah que ótimo Lari , muito feliz que tenha gostado do blog. No meu cabelo está dando certo ( GRAÇAS A DEUS, PORQUE TAVA RUIM O NEGOCIO KK) Vou acompanhar seu blog pra ver seus resultados também kkk. Um beeijo!