quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cuide da sua saúde mental.




Política Nacional de Saúde Mental

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.


Cuidando de Sua Saúde Mental

Saúde mental significa ter pensamentos e sentimentos positivos sobre você mesmo. É tradicional o provérbio de que "o bom humor afasta as doenças", ou "aquele que ri, vive mais". Isto significa que a mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo. Assim, à medida que "alimentamos" bem nossa saúde mental (com emoções positivas, poucos aborrecimentos, bons pensamentos, etc.), melhor será a nossa saúde física.

Pequena reflexão

Mais do que cuidar do corpo, devemos cuidar da nossa mente, já que o corpo é dependente da mente, e uma mente saudável, sequencialmente, gera um corpo saudável. Ouvir uma boa música, dançar, ter uma conversa agradável, evitar aborrecimentos e confusões, rir bastante, ler um bom livro e ver um filme, estão entre alguns hábitos para manter uma mente feliz. Não se deve sobrecarregar a mente, deve mantê-la sem stress, para evitar possíveis transtornos posteriormente. Cuidar do corpo também ajuda à mente trabalhar melhor, já que um corpo saudável também gera uma mente saudável. 
 Cuidar do cérebro e saber usá-lo é essencial, pois, é o que você diz e pensa, que concretiza quem você é. Cuide-se. 

10 de Outubro, dia Mundial da Saúde Mental 

Nenhum comentário: