terça-feira, 21 de agosto de 2012

Que tal um macarron?


 Quem nunca ouviu falar de Macarron !? Esses lindos quitutes franceses, os macarrons (com pronúncia "macarrum") estão virando uma epidemia pelo mundo, e é claro que você não vai deixar de experimentar né? Uns dizem que ele é basicamente um suspiro recheado, outros dizem que sua textura até lembra biscoito de polvilho... A receita é bem fácil, ótima pra fazer em casa, e depois se acabar no docinho mais fofo do momento.



  Ingredientes:
 Massa
• 125 g de farinha de amêndoas
• 200 g de açúcar de confeiteiro
Claras de 3 ovos
• 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 30 g de açúcar refinado
• 25 gotas de corante da cor desejada

Recheio (Ganache):
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 130 g de chocolate em barra ao leite
• 3 colheres (sopa) de nata (creme de leite fresco)


Modo de preparo


Massa
Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate. Peneire até um pó fininho e reserve.
Aqueça as claras no microondas por 30 segundos e, em seguida, bata-as em nevever vídeo. Sem desligar a batedeira, acrescente aos poucos o açúcar refinado. Quando formar um creme mais ou menos firme, acrescente o corante até obter uma cor uniforme.
Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você reservou. Quando estiver homogêneo, coloque a massa em um saco de confeiteiro.
Forre uma forma com papel manteiga e untever vídeo por cima com farinha e manteiga. Com o saco de confeiteiro, forme 40 bolinhas de massa de cerca de 2 cm de largura e espaço entre si. É normal que fiquem achatadas.
Leve ao forno pré-aquecido a 170 ºC por aproximadamente 7 minutos com o forno fechado e mais 8 minutos com o forno entre-aberto (utilize uma colher de pau para deixar a porta do forno entre-aberta).
Deixe esfriar e retire um por um com cuidado.

Recheio
Derreta o chocolate no microondas. Despeje em uma panela e acrescente os outros ingredientes. Leve ao fogo baixo misturando bem, até formar um creme liso.
Recheie a face achatada de um macaroon e “cole” a face achatada de outro, deixando as partes “gordinhas” para fora.


Dica: faça macaroons de cores diferentes e os sirva em taças de martíni ou de sorvete.
Tempo de preparo: 30 min
Rende: 20 porções 

Fonte e receita.


Nenhum comentário: