segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dica Enem e Vestibular: Filmes para ajudar na argumentação na hora da redação!



Um dia desses comprei o guia de redação da editora Abril ( que você encontra em qualquer banca por R$16,00 ou no site da editora) , além de várias dicas de redação e blablabla, traz também um guia muito bacana com alguns filmes para ajudar na argumentação da redação, separados por temas. Trouxe alguns pra vocês conferirem:

 Imigração

Território Restrito (2009)

Morando em Los Angeles, Cole (Ray Liotta) é um agente do governo responsável pela análise dos pedidos de imigração de milhares de pessoas das mais diversas partes do mundo. Sua esposa Denise (Ashley Judd) é uma dedicada assistente social local. Max (Harrison Ford) um agente federal imigratório exemplar que em uma de suas batidas policiais acaba por deportar Mireya (Alice Braga), uma jovem mãe solteira trabalhando ilegalmente. Em uma cidade repleta de latino-americanos, orientais, judeus, árabes e australianos, a única coisa maior que os divide é o sonho que compartilham de obter o visto de residência americano.

Bem- Vindo ( 2009 )

Trata da política migratória europeia por meio da história de um jovem iraquiano que quer reencontrar a namorada na Inglaterra. 


Intolerância e direitos humanos


"Do the right thing" (Faça a coisa certa)
 Um filme de 1989, como dá pra perceber o estilo-anos-80 da capa do filme né?! Esse filme aborda a convivência entre negros, ítalo-americanos, latinos e coreanos em Nova York!



Crash- No limite (2004)  
Recebeu o Oscar de melhor filme, melhor roteiro original e melhor montagem; mostra estereótipos, racismo e xenofobia ( aversão a outras raças e culturas e é também associada à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes) em pessoas de diferentes classes sociais da cidade de Los Angeles.



O Meio Ambiente e os Direitos Civis 

 Lixo Extraordinário - 2010 
Um documentário, lançado em 2009, produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora britânica Lucy Walker, com participação na produção-executiva do diretor Fernando Meirelles.
O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. O aterro também foi o cenário de um outro documentário brasileiro, também premiado: Estamira (2004), de Marcos Prado.
Uma verdade incoveniente (2006)

 O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. 

A globalização e a crise econômica mundial

Trabalho interno ( 2010)
 Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico. 

Segunda-feira ao Sol (2002)

 Aborda tragédias pessoais provocadas pelo desemprego crônico entre operários espanhóis.

Nenhum comentário: